sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Reflexão

Lições da Vida

Por Mayara Benatti

É difícil chegarmos a esta conclusão, muitas pessoas demoram uma vida inteira para reconhecer que, na verdade, não somos nada. Antes de nos depararmos com uma grande dificuldade ou sofrimento acreditamos que somos os donos da nossa própria vida. Cremos, fielmente, que podemos fazer o que bem entendemos, na hora desejada porque quem sabe da nossa vida somos nós. Acreditamos que nada irá nos atingir, que somos protegidos por uma bolha que rebate todos os momentos de amargura.

Doce ilusão. Somos apenas personagens dessa peça dramática que é a vida, regida por uma força superior, por um Deus, por uma energia ou pelo que cada um acreditar.

Passar por um sofrimento que vem acompanhado do medo da perda, seja de algum parente; amigo; ou de algo que se estime muito, é extremamente doloroso. Mas também dotado de aprendizado.

Nossa cabeça se transforma em uma tela de cinema onde repassamos todos os acontecimentos da nossa vida até o momento presente. Todos os momentos de felicidade, sorrisos, alegria, saúde; e então questionamos o porquê desse sofrimento todo. O porquê não seria correto, mas sim o pra quê.

A lição de todo esse pesadelo surge mais à frente, às vezes nem percebemos sua manifestação; às vezes o “abrir dos olhos” não se destina a nós, mas a alguém muito próximo. Mesmo assim todos os envolvidos aprendem algo.

A primeira das lições é a já mencionada desapropriação dos rumos da vida por parte dos seres humanos; a segunda é a valorização das pequenas coisas, das pequenas conquistas, que juntas constroem uma imensa vitória; a terceira é a maturidade (forçada) adquirida; a quarta é a valorização ou apego às coisas que transcendem, se não acreditamos passamos a acreditar, se acreditamos revitalizamos nossa crença; a quinta é o auto-conhecimento, passamos a ter idéia do tamanho do nosso afeto, do tamanho do nosso sentimento pelas coisas e pelas pessoas, e como reagimos em determinadas situações; a sexta é a força que descobrimos que possuímos, ela surge não sabemos da onde e é o que nos mantêm em pé.

Já dizia Nietzsche, com uma filosofia estóica, de que o sofrimento faz parte da evolução humana. Temos que sofrer para atingirmos a nossa essência, o alvo, o super-homem ( ideal de ser humano para Nietzsche).

Uma vez cientes dessa realidade, aprenderemos a extrair mais lições das dificuldades.

2 comentários:

  1. Voce escreveu com sabedoria e brilhantismo. Muito bom o texto e acredito exatamente em cada palavra do que disse. aprendemos muito nesse ultimo mes , força sempre!
    beijos, samantha

    ResponderExcluir
  2. Mazinha querida, agora você alcançou o espírito da vida. Só o sofrimento amadurece, só o sofrimento ensina, só o sofrimento nos mostra o quanto é bom viver e como devemos dar importância a cada pequeno passo. O limite é o fim da vida, mas temos que nos agarrar a ela e lutar com muito amor pelo dia a dia. O mais importante é que a angústia, a dor, a dúvida fez você se tornar melhor, e agora temos uma jornalista completa, TE AMO para sempre, muitos beijos.

    ResponderExcluir