sexta-feira, 8 de maio de 2009

Saúde

Gripe Suína, paranóia?!
por Mayara Benatti

Tosses, espirros, saúde pra lá, obrigada pra cá, gente colocando casaco, tomando remédio. Esse era o cenário dentro do ônibus, hoje pela manhã, no caminho para a faculdade. Parei e pensei: Gente, é a gripe suína!! Eu sei caro leitor, essa minha postura é semelhante a de um paranóico,reconheço, porém vale uma reflexão: Quem me garante que todos aqueles gripados de plantão não tiverem contato com recém chegados do exterior, ou falaram com pessoas que tiveram contato com essas pessoas, enfim, quem nos garante?!

Há muito hesitei em escrever sobre a bendita gripe suína, agora conhecida como Influenza A. Resisti por dois motivos: 1°Todos já estavam comentando, eu ia ser somente mais uma a dar as mesmas informações. Muita redundância, que despertaria mais ainda o pânico. 2° A esperança de que ela não atingisse o Brasil era grande, dessa forma, não colocando o assunto em pauta acreditei estar afastando-0. 

A questão é que chegou ao nosso país. Nesse caso, como provedora da informação, não posso ficar ausente.  São 4 o número de infectados no país: 2 em SP, 1 em Minas e 1 no RJ. Segundo o ministro da saúde, José Gomes Temporão, os casos estão controlados. Não há motivo para desespero. O Brasil está preparado minha gente, nosso  país está sempre preparado. Esperamos que continue assim.

Bom, não custa nada lembrar que a doença não é transmitida pelo consumo de carne suína, e sim pelo contato com pacientes infectados. Por isso, os hábitos de higiêne, que já deveriam nos acompanhar desde sempre, são nossos maiores aliados. Lavar as mãos com frequência é um dos passos.

Por fim, os sintomas são semelhantes aos da gripe comum: febre alta acima de 38°, dores no corpo e nas articulações e dores de cabeça. 

Desculpem a redundância e a repetição de informações, mas é dever de todos zelar pela informação, que nunca é demais, e, principalmente, pela saúde pública.

Um comentário:

  1. Mayara, adorei a postagem! Realmente merece destaque, porque todo mundo tá ficando paranóico com isso. E o pior de tudo, é que a mídia tem uma culpa absurda nisso! Enfim, adorei o blog, sou sua seguidora agora! Mil beijos e visite o meu, hein? ;)

    ResponderExcluir