sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Teatro

A cultura nacional agradece

Assisti ontem o musical O Despertar da Primavera. Fui depois de um dia cansativo, no qual o desejo de voltar para casa falava bem alto. Mas estava com muita vontade de assistir. Desde a estréia em Agosto estava esperando a oportunidade. Falar sobre shows, espetáculos, filmes, é muito difícil e pessoal. Cada pessoa tem uma opinião. Esse tipo de texto, de juízo, pode despertar simpatia e identificação em alguns, mas, para aqueles que não acharam nada demais da apresentação, as opiniões expressas podem soar como exageradas e distorcidas. Esclareço com isso, que vou expressar aqui a minha opinião e vocês podem discordar. Opiniões a parte, vamos voltar ao Despertar.
A peça foi escrita pelo alemão Frank Wedekind em 1891 e retrata a o universo do mundo adolescentes em um momento do florescer da sexualidade , do incesto, do suicídio e da opressão seja na família, na escola ou na Igreja. Em 2006, a peça foi para a Broadway e ganhou a roupagem de musical. Conquistou oito prêmios Tony, incluindo melhor musical, melhor texto, melhores letras e músicas.
A versão brasileira criada por Charles Müller e Claudio Botelho mantêm a boa reputação da obra. Com um cenário aparentemente singelo, mas que se revela cheio de detalhes que encrementam a apresentação e figurinos muito bem produzidos a peça encanta e nos deixa com vontade de "quero mais".
A história tem temas sólidos e, se não vivessemos na sociedade de hoje, diria pesados. Até acredito que quem não gostou muito, ou não achou nada demais, deve-se ao fato de não terem visto a tal polêmica que era anunciada em torno da apresentação. Realmente hoje não nos espantamos com esses assuntos, mas devemos contemplar com olhos da Alemanha de 1891.
As músicas são fundamentais. Elas contam grande parte da história e encantam. Parte do sucesso deve-se aos atores. Jovens com muita energia, vontade, disciplina e capacidade. Tudo isso é transmitido ao público, que assisti a duas horas de peça extasiado. Não vou escrever mais nada para não acabar contando tudo.
A cultura nacional agradece produções desse gabarito.
Vale a pena conferir. O espetaculo fica em cartaz até o final do ano.


Para mais informações entrem no site http://www.moellerbotelho.com.br/acervo/o-despertar-da-primavera. No youtube vários vídeos podem aguçar a sua vontade também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário